Ruta 69, Km. 30,500, Canelón Chico, Canelones, Uruguay. CP 90200
Uruguai
Uruguai é um tranquilo país da América do Sul, com uma superfície de 176000 Km². Apresenta os seguintes limites geográficos: ao Norte, Brasil; ao Oeste, Argentina; ao Sul, o Rio da Prata; e, ao Leste, o oceano Atlântico.
Sua geografia é suavemente ondulada e cortada por numerosos rios e arroios. Encontra-se localizado entre os paralelos 30º e 35º de latitude Sul, sendo a zona de melhor aptitude vitivinícola no Hemisfério Sul (possui localização similar às regiões produtoras de vinhos de Chile, Argentina, Austrália e África do Sul).
Com um clima de estações bem definidas e chuvas ocasionais, apresenta um amplo gradiente térmico diurno-noturno durante o período de maturação da uva, o qual permite obter colheitas muito equilibradas e de grande qualidade aromática.
As chuvas naturais são suficientes para completar o ciclo vegetativo anual da videira pelo que não é necessário realizar irrigação artificial.
Podemos ter um tipo de solo para cada tipo de uva já que nossa variedade de solos e condições climáticas nos permitem selecioná-los em função do tipo de vinho a ser fabricado segundo objetivos técnicos previamente definidos.
Uruguai é o principal país produtor de vinhos Tannat do mundo e o primeiro país em desenvolver vinhos 100% Tannat, ainda que a origem desta cepa seja europeia. A comunidade vitivinícola mundial reconheceuUruguai como “o país do Tannat” ao ser o responsável por resgatar a tipicidade e as características sensoriais únicas desta variedade.
paralelo 35°
Uruguai, junto com Chile, Argentina, África do Sul e Nova Zelândia, comparte o paralelo 35°. Nessas zonas, encontram-se os mais exitosos terroir do mundo para o crescimento de ótimos vinhedos.
